Review iOS 14: Apple não inova, mas melhora sem complicar.

Review iOS 14: Apple não inova, mas melhora sem complicar.


Novas formas de organizar os apps
A primeira mudança fácil de ser notada no iOS 14 fica para o jeito de organizar os aplicativos, que está bem melhor. Agora, os usuários ganharam uma gaveta de aplicativos chamada de “Biblioteca de apps”, que se mostra bem inteligente e é facilmente acessada ao navegar pelas páginas da tela inicial do sistema. Graças a ela, os programas que são instalados podem ser ocultados da tela inicial do iOS sem serem removidos, o que é ótimo para manter apenas os aplicativos mais utilizados a vista. Além disso, agora é possível navegar entre as páginas da “tela inicial” com um simples deslizar do dedo e também fazer a sua edição de forma mais prática com um novo menu.

Ligações não ocupam mais a tela inteira
Uma mudança simples no sistema, mas que acaba sendo bem-vinda é o novo jeito para atender ou rejeitar uma ligação. Agora, ao invés da notificação da chamada ocupar a tela inteira, você vê apenas uma pequena mensagem no topo da tela de que uma ligação está sendo efetuada e pode atendê-la ou rejeitá-la sem parar o que estava fazendo no celular.

Widgets
Os widgets já marcam presença em outros sistemas faz bastante tempo, mas só agora chegaram no iOS. Assim como é feito no Android, eles são adicionados na tela inicial do sistema ao fazer a edição de seus ícones e podem ter o seu formato selecionado. Já uma jogada bem interessante e inteligente do sistema de widgets do iOS 14, é que quem não gosta de gastar muito espaço da tela inicial, também pode criar um conjunto deles. Essa tarefa é facilmente realizada ao arrastar um widget para cima do outro diretamente na tela inicial. Após ter feito tal ação, basta deslizar para cima ou para baixo e alternar entre os widgets desejados.

Fotos
O aplicativo “Fotos” já vem pré-instalado no iOS há bastante tempo e apesar de ser bem funcional, não era prático para quem precisava buscar e encontrar algo mais específico. Assim, para facilitar a localização dos itens dentro dele, o iOS 14 adicionou a possibilidade de colocar “legendas” nas fotos, que podem ser utilizadas na hora de fazer uma busca criando uma espécie de categoria. A função acaba ficando um pouco escondida, mas basta deslizar uma foto para cima, que ela aparece.

Busca por emojis
Quem também gosta de usar emojis para tornar a sua conversa ou mensagem mais divertida, também notará uma novidade interessante nesta versão do sistema. Agora, sem precisar recorrer a um teclado virtual de terceiros, você pode realizar a busca por emojis diretamente do teclado padrão do iOS 14 com um simples toque no botão localizado ao lado da barra de espaços. A função é bem simples de ser acessada e não chega a incomodar nem mesmo quem não gosta dos emojis.

Novas funções de acessibilidade
Já a parte de acessibilidade do iPhone também ganhou alguns recursos bem legais. Um deles se trata do “reconhecimento de sons”, que usa o microfone do celular para identificar determinados sons e enviar uma notificação visual para seu usuário quando eles ocorrem. Isso pode se provar útil quando alguém está usando fones de ouvido e não percebeu uma situação importante ou de perigo que esteja acontecendo em seu ambiente. Agora, também é possível dar dois ou três toques traseiros na parte do celular e pedir para que o iOS realize alguma ação como abrir um aplicativo, ligar a lanterna ou até mesmo chamar a Siri. Esse último recurso, entretanto, só está disponível para quem possui um iPhone 10 ou outro aparelho mais recente.

Siri
No iOS 13 ou em versões passadas, a Siri ocupava a tela inteira do celular ao ser chamada, algo que atrapalhava a realização de outra atividade em andamento. Agora, assim como as chamadas, a assistente virtual está bem mais discreta e não ocupa mais a sua tela inteira ao ser solicitada. Não apenas isso, a Siri também mudou o jeito de exibir as informações pedidas para ela, que agora ficam dispostas em uma janela flutuante similar à de notificações, que pode ser rapidamente dispensada.

Picture in picture
Um dos recursos que deve ser usado com bastante frequência no iOS 14 é o modo “Picture in Picture”, também chamado popularmente de “PiP”. Ao estar assistindo um conteúdo da Netflix ou em outro serviço, ao sair do aplicativo, ele continuará sendo reproduzido em uma janela flutuante. Esse modo é especialmente útil para quem gosta de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo no iPhone.

Tradutor
As viagens podem até estar em baixa no momento por causa da pandemia do coronavirus, mas o iOS 14 tem um novo app bem interessante chamado “Traduzir”. Com o nome bem sugestivo, nele, você consegue realizar a tradução de textos ou de conversas usando o próprio microfone do iPhone. E, para nossa felicidade, vale notar que esse novo programa já vem com o suporte para o português. Apesar disto, em nossos testes, nós notamos muitas falhas dele na detecção dos idiomas, algo que pode acontecer por ele ainda estar em uma versão beta inicial.

Conclusão
A Apple não chegou a criar funções muito inovadoras para o iOS 14, mas as suas novidades são bem interessantes e até consideramos esta uma das melhores atualizações do sistema dos últimos tempos. O que realmente chama a atenção é que o sistema trouxe funções úteis para oferecer uma produtividade maior para seus usuários, sendo que elas são realmente utilizadas no dia a dia. Algo positivo a ser notado, também, é que nós não notamos mudanças na velocidade do sistema em comparação ao que vimos no iOS 13, o que pode ser um bom sinal para quem tem um aparelho mais antigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *